domingo, 3 de outubro de 2010

Morte de Janis Joplin completa 40 anos!

Janis Jyn Joplin nasceu no dia 19 de janeiro de 1943 no Texas. Cresceu ouvindo blues e cantando no côro local. Em 1966 foi para San Francisco onde suas influências do blues a aproximaram do grupo Big Brother and The Holding Company,que estava ganhando algum destaque entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury. O destaque da banda foi no Festival Pop de Monterey,com uma versão da música "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis. Seu album de 1968 "Cheap Thrills" fez o nome de Janis.
Ao sair da banda Big Brother, Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969). O grupo se separou, e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band,o resultado foi o álbum Pearl (1971). Este trabalho não pode ser concluído devido a trágica morte da Janis em 04 de outubro de 1970 por overdose de heroína. Foi cremada em Westwood e numa cerimônia, suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico.
Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira, e sua preferida era a bebida Southern Comfort.

Antes da morte,ela esteve no carnaval do Rio de Janeiro,onde fez um obscuro show num inferninho de Copacabana, foi expulsa de um hotel e quase foi presa na praia, incidentes que a levaram a declarar à revista Rolling Stone, depois da viagem: "Se você tem cabelo comprido, te expulsam de um lugar e nunca deixam entrar. Os tiras estupram as pessoas, colocam cães no saco dos caras. O melhor mesmo foram umas noites em que cantei com uns amigos num puteiro".
Como disse Nelson Motta na sua coluna em algum jornal da Globo: "Nunca houve uma cantora como a Janis...Sua vida breve, trágica e solitária, Janis fez fama e fortuna rasgando seu coração e sua garganta diante do público..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário